Para Mário Moreira, a preocupação da FLS Motor "é passar sempre uma imagem de qualidade, disponibilizando equipamentos recentes e atualizados". A empresa foi a primeira na Península Ibérica a ser certificada pela Bosch para fazer a manutenção de veículos elétricos e híbridos elétricos, um desafio a que responderam sem hesitar: "Quisemos logo avançar e fazer parte desse projeto piloto, e percebemos, ao longo dessa integração que, em parte, o nosso mercado não está preparado para o fornecimento destes materiais e tivemos que recorrer aos nossos vizinhos de Espanha. Nem sequer nos ocorreu que seríamos os primeiros, aconteceu".
Para o efeito foi criado um espaço com o cumprimento de determinados critérios, tanto a nível estético como de equipamentos para a integração no conceito dos elétricos da rede. A oficina já recebe veículos elétricos, contando, para tal, com pessoal com formação de Nível 3 (Especialistas em Alta Tensão).
No entanto, o responsável esclarece que a intenção "não foi ganhar muitos clientes novos, foi dizer ao nosso cliente que está a fazer essa transição do carro convencional para o elétrico ou híbrido que não tem de mudar de oficina só porque mudou de carro".
"A utilização cada vez maior de webshops B2B e B2C por parte das novas gerações, está a levar o aftermarket a grandes alterações ao nível da digitalização", indicou José Pires, indicando que é fundamental a transformação digital das empresas, "por forma a aumentar a eficiência, a rentabilidade e a capacidade de resposta das empresas, ao conhecimento do negócio e à rapidez com que se consegue inovação".
Mário Moreira, da FLS Motor, considera que a utilização da inteligência artificial deve entrar de uma forma subtil no processo de digitalização, para uma adaptação mais fácil das equipas e da envolvente cultural. "Implementámos, por exemplo, um tablet onde é colocada toda a informação, para ser usado pelos mecânicos e tornar todo o processo mais digital. Esta ferramenta é um grande facilitador do serviço na oficina. Reparámos, na implementação, que, algumas pessoas que tinham menos experiência digital, foram das mais interessadas em aprender e começar a utilizar e a integrar estes novos processos, e perceberam que acabam por ter uma melhor experiência de trabalho. A sua capacidade técnica e experiência de trabalho, aliadas à digitalizacão, são fundamentais. A tecnologia ajuda-nos também a perceber o feedback e adaptar e fortalecer a utilização dessa e de outras ferramentas", acrescentando que esta é uma grande transformação cultural. "Por esse motivo, é importante termos equipas enérgicas e com pessoas que tomem a iniciativa.
O parque circulante de automóveis 100% elétricos usados importados está a aumentar em Portugal. Desde o início deste ano, já foram matriculados 9.914 veículos importados usados. Comparado com o mesmo período em 2024 (de janeiro e maio), o ano de 2025 apresenta um aumento de 93,10%, segundo dados de entidades do setor.
"A reparação de carros elétricos exige cuidados especiais devido à alta tensão das baterias e à sensibilidade de seus componentes eletrónicos em geral. São necessários conhecimentos técnicos; formação adequada de nível 3; utilização de equipamentos e ferramentas específicos para a intervenção nesta tipologia de veículo e, naturalmente investimento em espaço adequado para garantir a segurança do mecânico e a qualidade do trabalho de reparação". Quem o diz é Mário Moreira, diretor de operações da FLS Motor Bosch Car Service, com sede em Gondomar, a primeira oficina da Península Ibérica a ser certificada pela Bosch para a manutenção e reparação de veículos híbridos e elétricos, e vencedora do prémio Rede Oficinal, atribuído pela Revista Automotive.
"A FLS Motor investiu num espaço específico e na formação da equipa para realizarmos, com toda a segurança, a intervenção em viaturas eletrificadas ou 100% elétricas de todas as marcas, nas áreas de manutenção, colisão e pneus. Em decorrência, temos registado uma boa procura quer de particulares quer de frotas", acrescentou Mário Moreira.
A FLS Motor é a primeira oficina da Península Ibérica a ser certificada pela Bosch para a manutenção e reparação de veículos híbridos e elétricos.
Vencedora do prémio "Rede Oficinal 2022" pela Revista Automotive, a FLS Motor pertence à rede Bosch Car Service Portugal, e tem visto a qualidade dos seus serviços e a eficiência da sua gestão reconhecidas.
Tendo completado recentemente os 20 anos de existência, a FLS Motor é certificada nas áreas de Manutenção, Colisão, Pneus e Reparação, como Oficina de Confiança ACAP. A empresa é também PME Excelência e Líder pelo IAPMEI.
A FLS Motor, gerida por Filipe Luís Soares Moreira com a colaboração próxima de Mário Moreira, tem vindo sempre a crescer as suas valências, ano após ano, e esta certificação pela Bosh é mais um reconhecimento da dinâmica técnica e empresarial da FLS Motor.
Prezença da FLS na Conferência Automotive realizada nesta quarta-feira (18 de outubro) no Templo da Poesia em Oeiras, trouxe ao mercado a vivacidade dos temas atuais, através de mais de três dezenas de oradores de Portugal e Espanha.
Repleta de novidades, a Conferência Automotive mostrou as mais recentes soluções em diferentes setores do mundo Automotive, bem como abriu espaço à exposição dos desafios que cada setor está a enfrentar.
Teremos também na edição impressa da Revista Automotive, a reportagem mais alargada da Conferência Automotive 2023. Na imagem acima, os participantes do último painel do dia.
Mário Moreira venceu o Prémio Novas Lideranças, na 7ª edição dos Prémios Fleet & Service 2023 realizada pela Revista Automotive. A entrega dos prémios teve lugar, no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Oeiras, concelho sede da Revista Automotive, num exclusivo jantar que reuniu os vencedores nas quase duas dezenas de categorias deste ano, e que foram acompanhados por alguns convidados nacionais e internacionais.
Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, referiu que "Mário Moreira tem desempenhado funções com grande competência na FLS Motor, empresa que em 2022 venceu o prémio Fleet & Service na categoria Rede Oficinal. Mário Moreira foi orador na recente Conferência Automotive 2023, onde demonstrou mais uma vez, e perante uma audiência de muitos profissionais do setor, que tem capacidades comprovadas de liderança no setor das oficinas em Portugal. Enquanto Novas Lideranças, destaca-se pela sua frontalidade, empenho, qualidade e gosto pelo trabalho no setor de pós-venda", destacou.
Mário Moreira da FLS Motor, recebeu o Prémio Rede Oficinal 2022, acompanhado por Ricardo Miranda, diretor comercial da Revista Automotive.
Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, referiu que "FLS Motor gerida por Filipe Luís Soares Moreira, com a colaboração próxima de Mário Moreira, tem vindo sempre a crescer as suas valências, ano após ano, apesar de todas as crises económicas e pandémicas que naturalmente afetam e condicionam as atividades empresariais.
A chegar aos quase 20 anos de existência, a empresa que pertence à rede Bosch Car Service Portugal, tem tido a qualidade dos seus serviços e a eficiência da sua gestão, reconhecidas como PME Excelência e Líder pelo IAPMEI. Mais recentemente, foi certificada nas áreas de Manutenção, Colisão, Pneus e Reparação, como Oficina de Confiança ACAP. Tendo sido já nomeada em 2021 para o prémio é neste ano de 2022 que a FLS Motor conquista (meritoriamente) o Prémio Rede Oficinal".